sobre

O blog do Circular de Poesia Livre é parte do desenvolvimento das atividades já realizadas por um grupo de mulheres que se propõem a escrever e recitar poemas de temática feminista em saraus. Essa prática tem sido feita com a finalidade de discutir e problematizar questões relativas a comportamento, gênero, diversidade sexual, desigualdade e opressões.

A abertura no meio dos blogues faz parte de uma tentativa de expansão e comunicação de nossas atividades e produções. Nosso objetivo, como coletivo, é trazer o debate crítico feminista e LGBT para o campo da literatura, bem como incentivar a produção literária e sua prática pública em recitais e saraus.

O grupo iniciou-se a por entendermos que ainda nos dias de hoje as mulheres têm uma relação muito restrita e problemática com seu próprio corpo e sexualidade, porque ainda persistem preceitos morais e cristãos dogmatizadores e repressores em relação à almejada igualdade de gêneros. Aceitar e celebrar o próprio sexo, por parte das mulheres, é uma conquista rara e que deve ser estimulada.

Com o êxito da experiência dentro do coletivo, decidimos expandir o projeto do Circular de Poesia Livre e compartilhar com outras mulheres a ideia de fazer poesia sobre a ótica da sexualidade, e dar vazão e, principalmente, expressão para essa área da vida que ainda é motivo de constrangimento para muitas.

Entendemos que o formato lírico torna esse exercício prazeroso. A arte tem o papel de ser facilitadora do discurso em questões de cunho como esses: delicado e/ou problemático. Além disso, temos a intenção de aprofundar nossos estudos e práticas poéticas e trazer a poesia, tão marginalizada em nossa sociedade, para o cotidiano.

Assim, fazer poesia feminista pode ser resumido como um exercício de liberdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s