estória (quem somos nós)

Amigas de ônibus. Amigas de transportes públicos, que se conheceram e aprofundaram laços em incontáveis paradas, engarrafamentos e sinais vermelhos. Uma conheceu a outra, que apresentou uma terceira, logo veio uma quarta e não mais parou. Contatos trocados e, muitos quilômetros de corredores de ônibus depois, tinha-se algo… Uma reunião, uma presença dessas mulheres que liam e se inspiravam em poemas e literatura e tinham uma mente aberta. Assim se notaram, se identificaram e se reconheceram ao longo de cinco anos.

Nos idos de 2011 surge a primeira ideia de organização formal de algo, em torno de poemas de autoria própria. Estava lançada a semente, que recebeu água e alimento em uma histórica reunião em uma rodoviária do interior do estado de São Paulo, em novembro.

Em 2012 eis que toma formato o Círculo de Poesia Livre. Logo, Circular. As mulheres livres, como se denominam vez ou outra, reuniram-se espaçadamente ao longo daquele ano para ler poemas e falar da vida. Os poemas, delas mesmas e de outras mulheres, essas grandes, que as ajudam a superar os revezes androcêntricos da sociedade machista. Por isso, mulheres, por se entenderem. A vida diferencia as pessoas com e sem o sexo feminino, e essa identidade as uniu. O gênero, o trânsito caótico e lento da metrópole e a arte uniu essas mulheres.

Em 2013: o lançamento público do que já existia, com saraus, blog e outras apariçõs. Com a certeza de que há de se criar espaços de arte e feminismo, elas se arriscam em terminais, metrôs e praças, dizendo em voz alta suas criações. É um projeto sem data de validade, para toda uma vida de busca pelas identidades feministas, com arte, política e muita [re]flexão de gênero.

Estejam convidad@s

Circular de Poesia Livre

 

Contato: circulardepoesialivre@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s